SERVIÇOS

Serviços Admin 6 de fevereiro de 2020

A cortina atirantada é utilizada principalmente para contenção de talude, encostas e subsolos, sendo estruturas de concreto armado que trabalham em conjunto com tirantes, que podem ser constituídos por cordoalhas ou por monobarras.

Uma cortina atirantada compreende uma parede em concreto armado, normalmente com espessura entre 20 e 30cm, dimensionada em função das cargas nos tirantes. Essa estrutura possui rigidez suficiente para minimizar os deslocamentos do terreno.

Essa estrutura pode ser em concreto armado, projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados, e podem ser de caráter provisório(subsolos) ou definitivo.

Solo grampeado é uma técnica de contenção ou reforço de taludes que consiste, basicamente, no uso de elementos chumbadores enterrados. O método se faz presente na execução de estradas, túneis, remediações de deslizamento, entre outras obras. O sistema aumenta a coesão do conjunto solo-reforço, criando uma massa de terreno estabilizado que funciona de modo semelhante ao muro de gravidade.

Antes de projetar o solo grampeado, é preciso realizar diferentes análises através de sondagens e topografia de precisão. São necessários, também, ensaios de resistência dos solos envolvidos (triaxiais e cisalhamento direto) e da argamassa de injeção dos grampos. É essencial calcular com cuidado a dimensão das aberturas que receberão os chumbadores, pois qualquer equívoco poderá comprometer a estabilidade de todo o terreno.

Muito utilizados em obras de infraestrutura, os muros de gabião são constituídos por gaiolas metálicas conformadas por malhas hexagonais de fios de aço galvanizados, de modo que resistam às intempéries por um extenso período de tempo, livres de oxidação.

Tratam-se de muros de arrimo flexíveis capazes de estabilizar taludes, buscando melhorar a firmeza entre maciços de terra e rochas, evitando fenômenos como desmoronamentos e deslizamentos decorrentes da atuação de cargas externas sobre o solo (edificações) ou ainda do peso próprio sob a ação natural (chuvas, pressão atmosférica).

Muros de concreto ciclópico são estruturas construídas mediante o preenchimento de uma fôrma com concreto e blocos de rocha de varias dimensões. Normalmente tem seção transversal trapezoidal, com a largura da base girando em torno de 50% da altura do muro de contenção. Ainda que necessário situações de  greide reto, costuma-se adotar uma pequena inclinação de 2 graus na face. Usualmente muros de concreto ciclópico são apenas viáveis em obras de baixa altura.

O concreto ciclópico é um tipo de concreto resultante da incorporação de pedras grandes que excedem as medidas convencionais. A sua constituição compreende os componentes dos tipos de concretos tradicionais com a adição dessas pedras.